Site em construção.

Enquanto isso, saiba mais sobre o longa Serráqueos.

Assista em no SescTV: https://sesctv.org.br/serraqueos

Reconhecida como patrimônio ambiental, arqueológico, paisagístico e cultural que liga as cidades de Mogi das Cruzes, Guararema e Suzano, a Serra do Itapeti é o fio condutor do documentário Serráqueos, realizado pela Itapeti Filmes e a primeira produção cinematográfica financiada com recursos da Lei de Incentivo à Cultura de Mogi das Cruzes. A obra retrata as riquezas dos 5,3 mil hectares de extensão, a exuberância da fauna, flora e mananciais, e a necessidade de incentivar o sentimento de pertencimento das novas gerações.

O longa-metragem mostra o futuro da Serra do Itapeti e seu impacto na vida dos moradores, que utilizam seus recursos de forma sustentável, preservando as espécies endêmicas ameaçadas de extinção, como o sagui-da-serra-escuro (Callithrix aurita) e o bicudinho-do-brejo (Formicivora paludicola).

Serráqueos também narra a história de moradores que encontraram na Serra refúgio para se reconectarem à natureza, de gerações de famílias que lutam para preservar suas características e, também, de personagens emblemáticos como Dona Albertina e Paulinho do Alambique, falecidos durante a produção do documentário.

Serráqueos
O longa-metragem, dirigido pelo cineasta mogiano Rodrigo Campos começou a ser filmado em agosto de 2019. A ideia da produção, no entanto, surgiu em 2015. “Li uma reportagem que falava sobre os moradores da Serra e o quanto eles se demonstravam apaixonados pelo lugar onde vivem. Comecei então a pesquisar mais sobre esse patrimônio natural da cidade e descobri coisas fascinantes como a variedade de espécies abrigadas, a zona de amortecimento e outros aspectos. Em 2018, a Serra tornou-se uma Área de Proteção Ambiental (APA), mas mesmo com toda legislação, a região ainda sofre com problemas com relação a sua preservação. A ideia é mostrar esses olhares – dos moradores e das pessoas que acabam usufruindo da natureza de alguma forma e contar um pouco da história dessas pessoas, do ponto de vista delas em relação à Serra”, explicou. O termo Serráqueos foi cunhado pelo fotógrafo Jorge Beraldo, que registrou as imagens da reportagem à época.

Festivais
– 8º Festival de Cinema de Caruaru – Brasil – PE – 2021.
– 29º Ecocine – Festival Internacional de Cinema Ambiental e Direitos Humanos – Brasil – SP – 2021.
– 2ª Mostra de Cinema de Ibitipoca – Brasil – MG – 2021.
– SaranCINE – Festival de Cinema Ambiental de SARANDIRA – Brasil – MG – 2021.
– 6º Santos Film Fest – Festival Internacional de Cinema de Santos – Brasil – SP – 2021.
– 4º Festival de Cinema de Jaraguá do Sul – Brasil – SC – 2021.
– Virada SP Online 2021.
– 7º PLANETA.doc – Festival Internacional de Cinema Socioambiental – Brasil – SC – 2021.
– 3º Festival Internacional de Cinema de Alter do Chão – Brasil – AM – 2021.
– VIII Festival Internacional O CUBO de Cinema em Língua Portuguesa – Portugal – 2021.
– 8º International Nature and Environmental Protection Festival – Budapeste – Hungria – 2022.
– IV FestCiMM – Festival Internacional de Cinema No Meio do Mundo – Brasil – PB – 2022.
– Mata Atlântica EcoFestival – Brasil – PR – 2022.
– 10° FriCine – Festival Internacional de Cinema Socioambiental de Nova Friburgo – Brasil – RJ – 2022.

Prêmios
– Melhor Pôster Mostra Longa-metragem no 8º Festival de Cinema de Caruaru – Brasil – PE – 2021.
– Melhor Fotografia no VIII Festival Internacional O CUBO de Cinema em Língua Portuguesa – Portugal – 2021.
– Entre os Vencedores de Melhor Filme no 7º PLANETA.doc – Festival Internacional de Cinema Socioambiental – Brasil – SC – 2021.

TV Diário, afiliada Globo
O longa, que conquistou louros em festivais nacionais e internacionais, foi a primeira produção independente, realizada regionalmente, a ser exibida em uma afiliada da TV Globo, no Estado de São Paulo. Em pleno feriado do dia 1º de setembro de 2021, aniversário de Mogi das Cruzes, dia de boa audiência, “Serráqueos” foi exibido na “Sessão da Tarde”, alcançando a audiência de cerca de 200 mil pessoas em TV aberta, na Região do Alto Tietê.

Recentemente, o filme foi licenciado para o SescTV e o #CulturaEmCasa SP (Proac 27/2021), fazendo parte dos catálogos das referidas plataformas.

poster_serraqueos_documentario


Contrapartida
Serráqueos é a primeira produção cinematográfica a ser financiada com recursos da Lei de Incentivo à Cultura de Mogi das Cruzes (LIC). A produção recebeu patrocínio da CS Brasil, JSL, Veran Supermercados, Colégio Santa Mônica, Província Carmelitana de Santo Elias, Colégio Gutenberg, Quasar Transporte e Logística e apoio de BTA Creative e Thor Drones. O filme está sendo exibido em festivais de cinema pelo Brasil, além de escola de Mogi e região. O projeto contou também com a realização de oficinas culturais de Produção para Documentário.

Equipe
Na pesquisa e assistência de direção está a jornalista Jamile Santana, produção de Renata Abreu, direção de fotografia de Lethicia Galo, assistência de fotografia de Adriano Lourijola, Alex Salti e Geraldo Arcanjo, filmagem aérea com drone de Thiago Secomandi e Orlando Junior, som e mixagem de Alandson Silva, trilha sonora supervisionada pelo maestro Allan Caetano, montagem de Denilson Nakajima, colorização de Marcelo Cosme, assistência de montagem de Leonardo Scavone e Rogerio de Freitas, imagens adicionais de Marcelo Cardoso, efeito visual de Felipe Paixão e Diana Santos, ilustração pôster e artes gráficas de Rico Ribeiro.

Saiba mais em:
http://www.serraqueos.com.br/
https://www.facebook.com/itapetifilmes
https://www.instagram.com/serraqueosdoc
https://www.youtube.com/serraqueosdoc